/

5 Dicas para Contratar um Advogado (a)

Compartilhe esse artigo

Advogados são profissionais que previnem ou resolvem problemas. Mas, são poucas as pessoas que buscam advogados de forma preventiva, então se você está precisando contratar um advogado, provavelmente, você já tem um problema.

 

Seja qual for a sua situação, te darei algumas dicas para facilitar a sua busca, esperando que você contrate um profissional verdadeiramente capacitado e não aquele que cobre menos.

 

Antes, quero te perguntar:
Você precisa realmente de um advogado?
Há casos em que é dispensada a atuação do advogado no processo judicial. Por exemplo: nas ações dos juizados especiais cíveis – nas causas de até 20 salários mínimos – nos juizados cíveis e criminais federais e da Fazenda Pública – nas causas de até 60 salários mínimos – e nas ações trabalhistas.

 

No entanto, ter um advogado faz toda diferença, até porque a parte contrária irá responder ao seu processo com um advogado e isso colocará você em desvantagem.

 

Agora vamos às dicas:


1) Procure por advogados que sejam especialistas no seu problema.
Assim como existem médicos clínicos geral e especialistas, o mesmo ocorre com os advogados. Se o seu problema diz respeito a imóveis, procure um especialista em Imobiliário, se é um problema relacionado a uma compra o especialista deve ser em Consumidor, etc;

 

2) Consulte mais de um advogado.
O intuito aqui é verificar como cada um trabalha. Alguns trabalham em equipe, outros sozinhos, uns fazem audiência, outros não, uns têm a prática de incentivar acordos, a maioria não, etc.

 

3) O advogado tem inscrição válida no Cadastro Nacional de Advogados?
Para verificar isso, basta acessar a página da OAB do seu estado, buscar a área de “Consulta de Inscritos” de posse do nome completo e número de inscrição do profissional.

 

4) Perceba como o advogado se porta com as suas dúvidas e inseguranças.
Um bom profissional deve usar uma linguagem acessível e deixar você confortável para falar sobre o seu problema.

 

5) Leia todo o contrato de honorários e tire todas as dúvidas.
O mesmo vale para a procuração. Mas, destaco os honorários, pois é muito comum ouvirmos que o advogado cobrou além do que foi combinado, quando na maioria das vezes tudo estava lá, no contrato.

 

Espero ter ajudado!

Fale com nossos Advogados

Consulte nossa experiente equipe para ter as melhores e mais criativas soluções jurídicas.

VAMOS CONVERSAR

Artigos Recentes: