É muito comum nos depararmos com situações que envolvem golpes na compra e venda de imóveis. Em razão disso, listamos aqui os principais problemas relatados e os principais cuidados necessário para não cair em tais armadilhas.
- DOCUMENTAÇÃO FALSA.
O vendedor, de posse da cópia dos documentos do imóvel, falsifica estes documentos e assina o instrumento de compra e venda como se fosse o proprietário do imóvel. Mas, este é apenas um exemplo, o uso de documentações falsas em negócios imobiliários é mais comum do que se imagina e abrange desde procurações até assinatura de cônjuge que falsamente concorda com a venda.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS: Atestar a veracidade de todos os documentos apresentados.
- Golpe DO FALSO CORRETOR.
Neste golpe o criminoso tem acesso às chaves do imóvel à venda e apresenta-se como corretor para os interessados, solicitando valores a título de sinal para reservar o imóvel.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS: Acesse o CRECI e verifique os dados do profissional que está lhe atendendo, além de contactar a imobiliária – se houver – e desconfie de valores solicitados a título de caução ou garantia.
- GOLPE DO IMÓVEL VENDIDO A DOIS COMPRADORES.
Neste golpe o vendedor do imóvel ou terreno, vende o mesmo bem a duas ou mais pessoas distintas.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS: Solicite no cartório a certidão de ônus do imóvel e confira quem é o proprietário do imóvel – geralmente quem está aplicando este golpe não é o verdadeiro proprietário.
Além disso, solicite a prenotação do imóvel, que consiste na anotação prévia e provisória de um título apresentado para registro. E tão logo finalize a compra faça o registro da compra e venda, isso porque, torna-se proprietário quem primeiro registra o negócio.
- GOLPE DO PROPRIETÁRIO VIAJANDO OU PRESTES A VIAJAR
Esta é uma desculpa muito utilizada para sustentar os golpes: o proprietário está viajando ou prestes a viajar, por isso, os documentos devem ser assinados com a máxima urgência e valores devem ser pagos urgentemente, do contrário, o preço do imóvel será alterado após a viagem.
Toda esta pressão e urgência, tende a fazer com que os interessados no imóvel paguem antecipadamente para garantir o negócio.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS: Os já relatados acima.
- GOLPE DO FALSO ANÚNCIO
Neste golpe, o vendedor publica fotos falsas e preços tentadores, levando os interessados a adiantarem valores a fim de “segurar” o imóvel, mas o imóvel não existe e/ou não está à venda. Ocorre também do imóvel estar a venda mas as fotos não corresponderem a este.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS: Visite o imóvel, não adiante valores para segurar a venda.
- PREÇOS E CONDIÇÕES IMPERDÍVEIS.
Este não é exatamente um golpe, mas um chamariz para os golpes imobiliários.
Os preços imperdíveis atraem muitas pessoas, trazendo a sensação de que devem garantir esta oportunidade única e diante de tamanha vantagem, não conseguem enxergar os riscos – ou não têm tempo para tanto. Os interessados enxergam apenas as vantagens da compra e sentem-se confortáveis em entregar valores para garantir o negócio.
O golpe conta com a rapidez e a ganância do comprador, certo de que este será imprudente e não agirá com os devidos cuidados que demandam uma compra e venda de imóveis.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS: Visite Se for bom demais, desconfie. Se for uma oportunidade única, ainda assim cerque-se dos devidos cuidados.
Espero ter ajudado!